As técnicas de  SEO tornaram-se, caro empresário, imprescindíveis para todo negócio online. Os benefícios do SEO são imensos.

Em linhas gerais, você pode ter o melhor conteúdo, pode ter a melhor informação, mas se não tiver alinhado uma estratégia CONTINUAMENTE atualizada de SEO, posso AFIRMAR categoricamente que o seu negócio está deixando muito dinheiro na mesa.

As técnicas de otimização de sites(SEO) vêm como um combustível com ótima octanagem(qualidade) que impulsionará mais firmemente seu negócio.

Alguns chegam a dizer que o SEO morreu, pois o Google com suas atualizações tem escondido muito do que acontece com o comportamento de busca dos usuários, como as palavras-chave que eles pesquisam para chegarem ao nosso site.

Isso se deve, principalmente, pelos constantes ataques de espionagem feitos pelo governo americano. Assim o Google, na tentativa de proteger seus usuários, esconde informações importantes para avaliarmos as estratégias de SEO e de Marketing.

Contudo,SEO não morreu nem morrerá, mas está tornando-se cada vez mais difícil e exige profissionais mais qualificados e estratégias mais inteligentes.

A paisagem digital mudou drasticamente ao longo dos últimos anos. E dentro desse espaço, o SEO ainda continua uma estratégia de marketing eficaz e importante. Embora existam muitos benefícios para uma boa estratégia de SEO, nós esboçamos alguns top benefícios SEO para ajudar você a entender (ou lembrá-lo!) o por que SEO é incrivelmente importante!!!

Benefícios do search engine optimization

 

Aumento de tráfego

mais visitantes seo

Umas das primeiras coisas que vejo os empresários reclamarem seja no Brasil ou internacionalmente é a geração de tráfego. Os sites não possuem visitantes o suficiente.

Boa parte disso pode ser resolvido com marketing de conteúdo e SEO. Mas vou ser chato nessa parte, pois vou repetir quantas for necessário. Marketing de conteúdo ou qualquer estratégia de marketing digital sem SEO dará um resultado perto de zero ou deixará grande parte da potencialidade que seu negócio poderia ter em termos de lucratividade ou economia, como é o caso de anúncios pagos do Google.

Obter o sucesso de estar na primeira página, e melhor ainda na primeira posição,  dos motores de busca é um trabalho árduo, mas tem seus benefícios. Pois o seu negócio/serviço receberá mais impressões, consequentemente mais cliques, mais tráfego.

Quando se fala em otimização SEO. É uma técnica de otimizar o seu site para que os buscadores o encontrem mais facilmente e por consequência seus leitores. Claro que atualmente com as atualizações do Google a preocupação deve ser com o seu consumidor. SEO é 20% técnica e 80% conteúdo. Famosa relação de Pareto.

As técnicas de SEO se dividem em ONPAGE e OFFPAGE. A primeira são as configurações que são realizadas dentro do site. Já a offpage faz referência ao tempo do site, link building e outros fatores.

A otimização ONPAGE de seu site ou de uma página se concentrará em:  adicionar Título com as principais palavras-chave da página. Adicionar heading tag <h1> e colocar nela nossa principal palavra-chave. Adicionar tags de cabeçalho <h2>, em termos mais simples funciona como um subtítulo de nossa página.Incluir atributos <alt> corretamente as imagens do nosso site. Otimizar meta tags e descrições.  Melhorar a velocidade de carregamento do site. Esses são apenas alguns aspectos que devemos atentar.

Desse modo, com esses fatores funcionando redondinhos, aumentará a taxa de cliques(CTR) o que promoverá aumento do tráfego web qualificado.

SEO traz excelentes ROI- Retorno sobre o investimento

benefícios do seo roi

ROI quer dizer retorno sobre investimento. É uma medida de desempenho usada para avaliar a eficiência de um investimento ou para comparar a eficácia de um número de diferentes aplicações.

ROI mede a quantidade de retorno de um investimento em relação ao custo do investimento. Para calcular o ROI, utilizamos da fórmula abaixo:retorno sobre o investimento

Dessa feita, temos que quanto maior o ROI melhor é o investimento que se realiza.

SEO proporciona resultados rastreáveis ​​e quantificáveis independentemente se você é um comércio eletrônico ou não. Consultores de SEO e marketing digital conseguem controlar quase todos os aspectos de sua estratégia, como aumentos nos rankings, no tráfego, nas conversões e principalmente na geração de vendas e contatos.

Através de análises detalhadas poderemos em um nível preciso ver as informações demográficas(de onde vem meu cliente), ver métricas de engajamento dos clientes com o conteúdo/produto/serviço do site.

Para sites de comércio eletrônico,  o Consultor pode ver quais caminhos os usuários percorrem até completar a venda desde o início com a palavra-chave de busca no Google, BIng, Yahoo antes de comprar.

Para aumentar índices de geração de leads, ter um formulário “Fale Conosco” é importante. Ter também um chat, como esse aqui no canto direito inferior, também aumenta a geração de leads, um plugin muito bom para isso é o zopim.

 

Relação custo-eficácia das estratégias de SEO

eficacia e custo das ações de seo

Otimização de sites é uma das estratégias de marketing mais rentáveis, pois tem como alvo usuários que estão procurando ativamente seus produtos e serviços online.

 

A forma como o cliente entra na sua empresa surte resultados diferentes dependendo se ele o procura ou se você o procura. Conrado Adolpho Vaz em seu livro Google Marketing preconiza que “ou você é encontrado por seu cliente ou está morto!”.

 

Quando eu iniciei meu empreendimento online, eu estava vendendo produtos de porta em porta. Ou eu tinha que fazer uma ligação para pessoas que eu não conhecia. Chamadas frias. E eu detestava isso, pois eu era tímido e outro fator era o grau de efetividade no fator vendas. Foi quando comecei a estudar marketing digital e encontrei as estratégias certas para vender os produtos sem precisar fazer chamas frias.

 

O cliente procurando informações através do google me encontrava e ligava já praticamente com o dinheiro na mão para comprar os produtos. Isso era totalmente estimulante, pois o cliente me tratava como um “superior” que entendia e estava ali para ajudá-lo e não para vender.

 

As coisas mudam de figura quando você é encontrado por seu cliente.

 

Então as estratégias de SEO ajudam o setor de vendas de sua empresa. Os vendedores recebem vários “nãos” até receberem um SIM. E isso muitas vezes os desmotivam. Assim quando o cliente o procura, o vendedor apenas vai ajudar o cliente a escolher a melhor oferta de produtos/serviços para as necessidades do cliente. Não precisará convence-lo de que o produto é bom, pois ele já viu isso no seu site.

 

Desse modo, o SEO ajuda a sua empresa a economizar dinheiro. Pois enquanto uma chamada fria ainda pode ser uma estratégia eficaz, os leads gerados custam 61% a mais que os leads gerados por uma estratégia de entrada de clientes feitas pelas estratégias de SEO.

 

E se a otimização for feita para usuários alvos que estão ativamente à procura de produtos/ serviços como o seu, o tráfego resultante é bem mais qualificado do que outras estratégias de marketing, resultando em redução de custos para a empresa.

 

O aumento da usabilidade do site

beneficios do seo para usabilidade do site

Usabilidade tem por definição a arte de proporcionar uma experiência incrível e extremamente simples de navegação de um site sempre voltado ao fácil acesso ao conteúdo desejado assim como no aumento da taxa de conversão.

 

Na realidade quem manda na usabilidade é o usuário. E aqui estamos falando na maior quantidade de usuários ou, na percentagem deles, que é a maior quantidade de clientes que mais consomem seu site.

 

No intuito de aumentar a usabilidade do seu site para os motores de busca, usamos também o SEO tanto para tornar o site mais fácil de navegar para os buscadores quanto para os usuários. Claro que o foco deve ser o usuário. O Google tem como um dos seus princípios o foco no usuário.

 

SEO consiste em reorganizar a arquitetura e as linkagens internas do site para fazer que as páginas mais internas sejam fácil de se encontrar e navegar. Isto não só torna mais fácil para os motores de busca para indexar o seu site e encontrar as páginas, mas também torna mais fácil para os usuários a encontrar informações sobre o seu site também.

 

Há várias dicas para melhorar a usabilidade. Duas delas como exemplo são:

 

1 – Publique conteúdo original. O usuário precisa ter motivação para voltar em seu site. Assim com o SEO posso descobrir quais assuntos estão na tendência das buscas e produzir um conteúdo para meu cliente.

 

2 – Facilite o compartilhamento dos seus conteúdos nas redes sociais através de botões de compartilhamento como estes do final desse artigo.

 

Um dos benefícios do SEO é aumentar a lembrança da marca

brand consumidor marca seo

Estar nas posições da primeira página e nas posições superiores entre o 1º e 3º lugares resultam em impressões significativas. Por consequência o seu site se traduz em mais exposição para sua marca/negócio.

 

Além disso, estando na primeira página para suas palavras-chave específicas não só ajuda os usuários a associar sua marca com essas palavras-chave, mas infunde confiança, já que as empresas na primeira página são geralmente percebidas como sendo mais confiável.

 

Quanto mais suas páginas e classificação de conteúdo estiverem em altas posições nos motores de busca, mais chances você tem para que os usuários vejam o seu conteúdo e se associem com a sua marca.

 

Isso também acontece porque através do SEO descobrimos tudo sobre o que cliente quer, tudo sobre todas as dores que ele passa. Desse modo, damos soluções e nos tornamos autoridade naquele nicho. Consequentemente temos mais contatos, mais relacionamentos e mais vendas.

 

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