Nesse artigo vamos dialogar sobre o que é uma palavra chave, mas antes vamos discutir onde se inserem as palavras-chaves no contexto de otimização de sites.

 

A importância do Google para os negócios online pode-se dizer com certeza absoluta de 100% que é imprescindível!!! Mantém o monopólio das pesquisas. O Google detém um market share de 96,7% do mercado de buscas brasileiras. Isso é tão forte que todo trabalho de otimização de sites é desenvolvido pensando no Google. Os outros buscadores(Bing, yahoo, etc) por tabela são alcançados.

O Google ficou tão grande que em 2013 após uma interrupção dos trabalhos do Google por apenas 2 minutos, matou literalmente 40% do tráfego da internet. Já pensou isso acontecendo nos dias de hoje? Horrível. Veja no gráfico abaixo:

importância do google e o que é palavras chave

Vamos entrar no contexto das palavras-chave. Mas antes disso vamos entender um pouco mais do panorama do Google. Este obtém 99% do faturamento através de publicidade online. E sua moeda de troca principal é a palavra-chave.

 

Assim qualquer palavra-chave é um anúncio:

 

anuncios google e o que é palavra chave

 

Qualquer contexto é anúncio, veja no youtube:

 

anuncios no youtube

 

Qualquer contexto é anúncio, veja na rede de display:

 

o que são palavras chaves

 

Assim a pergunta que não quer calar. E o que são palavras-chave? Espere mais um pouco vou já já responder. Antes venha aqui.

Como utilizar de forma eficiente a divulgação no Google para alavancar suas vendas

 

Uma das formas está relacionada às palavras-chave. A rede de pesquisa do buscador é movida através de palavras-chave.

seo organico o que sao palavras chaves

 

Assim devemos agir em conjunto ao otimizar nosso site para as palavras-chaves através das técnicas de SEO. Tanto devemos agir  comprando tráfego(anunciando) como exemplo no Adwords, Facebook Ads, Twitter Ads, etc. como precisamos ter um ótimo conteúdo que contribuirá para otimizar e atrair  o tráfego orgânico quanto para converter os que vem através do tráfego pago.

Para o conteúdo orgânico devemos otimizar através das técnicas de SEO e que tem as seguintes características:seo orgânico

Para o tráfego pago temos as seguintes características:

seo ppc adwords

Bem todo esses dois cenários são feitos em cima das palavras-chave. Portanto vemos que para termos um site vendedor, primeiro de tudo, precisamos ser encontrado. Segundo entregar aquilo que seu cliente deseja. Todo esse trajeto é feito estudando as palavras-chaves, pois as palavras tem poder. As palavras-chaves mostram o comportamento de compra dos clientes.

Assim saiba como interpretar o comportamento do seu consumidor nos buscadores. Para isso utilize o planejador de palavras-chave gratuito do google.

planejador de palavras do googleLevante oportunidades e priorize suas palavras-chave mais importante para seus clientes. Onde ver a relevância? Use o Google Suggest, use o Google Trends. Não vou aprofundar nessas ferramentas, pois falarei delas mais aqui no blog.

Definição de palavras-chave

definição de palavra chavePara o wikipedia, define-se

Uma palavra-chave é uma palavra que resume os temas principais de um texto. Identifica ideias e temas de especial importância para servir de referência a pesquisas. Um único parágrafo pode conter várias palavras-chave.

Não é essa definição que queremos, mas nos dá um norte para o nosso interesse que é definição de palavra-chave no contexto do Google.

No Adwords encontramos uma definição, vejamos:

Palavras-chaves são palavras ou frases que descrevem o seu produto ou serviço. E que você escolhe essas palavras para determinar quando e onde seu anúncio pode aparecer.

 

As palavras-chave escolhidas são utilizadas para mostrar os seus anúncios para os clientes que estão procurando seu produto ou serviço. Escolhas de palavras-chave relevantes para sua campanha de publicidade ajudam a atingir os clientes mais interessados, isto é, que estão mais propensos a se tornarem seus cliente.

 

Já a definição para o SERP(resultados orgânicos do Google), temos:

Palavras-chave são palavras e frases que os utilizadores da Internet digitam na caixa de pesquisa de um motor de busca, como o Google, para encontrar conteúdos/sites que sejam relevantes durante um momento de pesquisa com intenção de compra ou não. Assim os motores usam essas palavras para apresentarem para o internauta resultados que sejam relevantes e precisos.


Algumas palavras-chave recebem centenas ou mesmo milhares de pesquisas por dia, enquanto outras apenas umas dezenas. Ao mesmo tempo que algumas palavras possuem um alto tráfego online, também possuem uma alta competitividade. Isso acontece porque há muitas empresas tentando estar nas primeiras posições para a tal palavra. Normalmente são palavras chamadas head tail as palavras-chave que são genéricas e possuem muita concorrência e pouco específica.

 

Essas head tails são palavras curtas como por exemplo cachorro. Mas por ser muito genérica abrange uma infinidade de conteúdos. E também por ser genérica mostra o comportamento do usuário naquele momento. Talvez com essa palavra ele esteja fazendo uma busca para um trabalho da escola e não interessado em comprar.

 

Porém se ele estiver interessado em algo mais específico, o usuário da internet refinará sua pesquisa como exemplo, cachorro poodle. Já afunilou ainda mais. E o usuário pode refinar mais ainda, como por exemplo, comprar cachorro poodle em Fortaleza. Já mostra a intenção de busca do usuário. Palavras que contenham de 4 ou mais termos são chamadas de long tail, ou cauda longa.

 

São chamadas de cauda longa porque quando colocados num gráfico ficam parecidos com uma cauda. No eixo Y ,temos o número de pesquisas. No eixo X, temos o grau de especificidade da palavra-chave. Quanto maior a quantidade de termos numa palavra-chave mais específica será  termo e também maior será a conversão em vendas dessa palavra-chave.

cauda longa mais conversão


No momento da escolha de uma palavra-chave para o seu negócio, será importante alocar um tempo para pensar e pesquisas as palavras-chaves. Há várias ferramentas gratuitas online, como as que já mencionei acima. Essas ferramentas são muito úteis para obter insights sobre quantos usuários estão pesquisando uma determinada palavra-chave e quanta concorrência existe para a palavra-chave. Isso será importante para ter noção da realidade de quais palavras você deve usar no seu site e como elas serão eficazes no marketing de seu site.

 

Encontrando as melhores palavras-chave para SEO


Vejo muitas empresas cometendo esse mesmo erro quando se trata de pesquisa de palavra:
-chave:

 

  • Só fazem a pesquisa de palavra-chave uma vez
  • Não se preocupam em atualizar e expandir sua lista de palavras-chave
  • Não buscam refinar o comportamento do consumidor através das palavras-chaves de cauda longa que são mais conversoras.
  • Utilizam apenas palavras curtas e genéricas que definem o negócio, mas também que tem muita competitividade e que demorará para a empresa alcançar as primeiras posições e vendas.

 

A pesquisa de palavra-chave deve ser uma parte permanente e em constante evolução. O Google quer conteúdo novo. O seu cliente quer retornar no site e quer conteúdo novo e relevante. Consequentemente essa pesquisa de palavras-chave deve ser feita consistentemente.

 

Palavras antigas precisam ser reavaliadas periodicamente. Palavras de cauda curta podem ser eficientemente substituídas ou aumentadas com palavras de cauda longa para serem mais específicas para não levar até o site qualquer visitante, mas exatamente o visitante correto, quero dizer o cliente correto que está procurando adquirir seu produto e serviço.

 

Essa busca de palavras-chave pode ser feita não somente pesquisando no planejador de palavras do Google. Mas também analisando os concorrentes diretos e indiretos através de uma ferramenta muito útil como o SEMRUSH. Através dessa ferramenta conseguimos saber o que está dando certo para o concorrente e fazermos um conteúdo muito melhor e com muito mais informação. Ao fornecer grande conteúdo que realmente responde as perguntas de seus potenciais clientes você se destacará no meio da multidão.

Para encontrar as palavras-chave para seu negócio veja o artigo como planejar as palavras-chave.

 

Fazendo as palavras-chave  funcionarem para você, isto é, onde elas devem ser colocadas

 

Agora que você já encontrou as melhores palavras-chave, você precisa colocá-los para trabalhar a fim de obter resultados de SEO (tráfego orientada por pesquisa, conversões, e todas essas coisas boas).

Então: como proceder? Por um lado, as melhores práticas de SEO recomendam que você inclua as palavras-chave relevantes nas áreas de alta atenção em seu site, em todos os lugares a partir dos títulos e corpo do texto de suas páginas, para as URLs, para a meta tags, para  nomes de arquivo de imagem. Por outro lado, sites otimizados com sucesso tendem a ter milhares ou mesmo milhões de palavras-chave. Você não pode muito bem criar uma única página para todas as palavras-chave, para cada página  uma das suas palavras-chave; ao mesmo tempo, você não pode tentar rankear uma página com uma única palavra-chave como objetivo e esperar a classificação para cada palavra-chave individual. Ele simplesmente não funciona dessa maneira.

Então, como isso funciona? A resposta é realizar uma agrupamento e organização das palavras-chave. Ao dividir suas palavras-chave em grupos pequenos e gerenciáveis ​​de palavras-chave relacionadas, você vai reduzir a sua carga de trabalho (significativamente), enquanto ainda cria  páginas específicas, páginas alvo em que se pode otimizar o SEO delas constantemente.

Por exemplo, digamos que você trabalhando para um pet-shop. Criamos um agrupamento de palavras-chaves para todos os produtos relacionados a cães, depois todos os relacionados com periquitos e etc  O próximo passo seria o de segmentar de cada grupo individual em subgrupos menores (gaiolas, brinquedos periquito periquito, lanches periquito) e, em seguida, os grupos ainda menores para cada tipo de produto (baixo teor de gordura lanches periquito, periquito de luxo lanches … você começa a formatar as ideias ). Agora sua loja de animais pode criar páginas individuais otimizados para cada pequeno grupo de palavras-chave.

Para otimizar uma página para  “lanches gourmet para periquito ” deve configurar a página da seguinte forma:

 

Usando a palavra-chave no título da página
Usando a palavra-chave na URL (por exemplo, www.petstore.com/periquito/lanches/gourmet)
Usando a palavra-chave, e as variações (por exemplo, “lanches periquito gourmet”), em toda a cópia da página
Usando a palavra-chave na meta tags, especialmente a descrição meta
Usando a palavra-chave em todos os caminhos de arquivo de imagem e no texto alternativo das imagens
Usando a palavra-chave como o texto âncora em links para a página de outros lugares no site

Ao otimizar suas páginas, tenha em mente que a relevância da palavra-chave é mais importante do que a densidade de palavras-chave em SEO.

Ficou alguma dúvida? Se sim deixe um comentário que responderei.

 

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