Olá tudo bem contigo? Espero. Nesse post vamos dialogar sobre check list para sua empresa de produtos(suplementos, carros, câmeras de segurança, gráfica) ou serviço(nutricionistas, advogados, fisioterapeutas, médicos) ter uma presença online vencedora. Você tem interesse ?

PANORAMA DA INTERNET

Bom iniciemos com um panorama dos dados de influência dos motores de busca de uns anos para cá no comportamento do consumidor online.

MapaAudienciaOnline-1024x505Uma das coisas que você deve saber é que a internet é o grande ponto de partida para a compra de produtos e serviços. Os motores de busca( entre os quais o Google se destaca), segundo uma pesquisa realizada pelo Google, mostraram que a rede mundial de computadores mudou a decisão de compra do pdv(ponto de compra) para a grande internet.Dados da pesquisa, como está Folha de São Paulo, em 19.05.2011 com o título “Internet influencia compra de 62% dos consumidores, aponta Google”.

Agora caro empresário se essa era a realidade em 2011, reflita sobre o ano de 2015 em diante, com o crescimento da internet nos lares brasileiros e a expansão de várias redes sociais, como Facebook, Instagram, Pinterest, e etc…

Ainda conforme a leitura da Folha, o Google concluiu da pesquisa que:

  • 62% dos consumidores consultam informações on-line antes de fazer uma compra. Eles procuram indicações em sites de buscas e nas redes sociais.
  • Nesse universo, 32% dos consumidores conversam ou compartilham informações antes de comprar.
  • 83% dos usuários que buscaram informações na internet confiavam na opinião dos usuários da rede para as compras, com uma procura de quatro a sete opiniões.

Gostou desses dados? Será que vale a pena seus produtos e serviços estarem presentes na Internet? Pense um instante e responda por si só.

Avançando.

1.PRESENÇA ONLINE

presença online

1.1 DEFINIÇÃO

Segundo o dicionário Aurélio, “presença” significa

“Existência ou comparência de uma pessoa num lugar.”

Desse modo, podemos definir presença online como a existência ou o comparecimento da sua empresa(seus produtos e serviços) no ambiente online.

De modo mais didático, vamos detalhar.

Esse modo que explicarei agora é como todos nós( eu e você nos comportamos).

1.2 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

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Se tivéssemos como colocar uma câmera para visualizar o comportamento do internautas( ou com a linguagem mais moderna, o e-consumidor, como disse algumas palavras atrás, eu, você, os e-consumidores do Brasil, do Japão, do Jalapão, de qualquer lugar do mundo) veríamos que o comportamento desse consumidor se resume aos seguintes locais:

1.motores de busca(Google, Bing, Yahoo, etc);

2.Site/blogs;

3.Midias sociais e

4.Caixa de Emails.

Mas vamos detalhar mais um pouco? Posso?

Quando nós, vou me incluir também, temos um problema, um desejo, uma dúvida ou um pensamento, vamos no google e pesquisamos por soluções. Nós inserimos na caixa de pesquisa do Google, uma palavra-chave, por exemplo, “consulta com nutricionista em Fortaleza”.

Após digitar no Google “consulta com nutricionista em Fortaleza”, o consumidor analisa os resultados e seleciona o qual ele achou mais interessante.

Em seguida tem início a fase que chamamos de comparação da melhor resposta. Momento de comparar qual site oferece a melhor proposta/resposta aos anseios/desejos do consumidor.

Essa mesma pesquisa realizada nos motores de busca acontece no Facebook, Google Plus, YouTube ou qualquer rede social, por isso temos de estar presente no máximo de ambientes possíveis.

O nosso consumidor do citado exemplo escolhe os melhores sites e blogs que melhor atenderam a seu desejo “consulta com nutricionista em Fortaleza”.

Os critérios de seleção dos sites e blog inclui vários fatores objetivos e subjetivos como qualidade do texto, imagens, área de atendimento da clínica, combinação de cores, rapidez no carregamento do site e diversos outros fatores.

Assim após vem a decisão de selecionar qual comprar. Nesse momento o consumidor avaliará a relação entre valor e preço.

Segundo o dicionário Priberam

Preço é Valor pecuniário de uma coisa ou dinheiro que se dá por ela.

“preço”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/DLPO/pre%C3%A7o [consultado em 30-11-2015].

Já Valor, no sentido do Marketing,

VALOR é  a percepção do cliente e das demais partes interessadas sobre o grau de atendimento das suas necessidades, considerando-se as características e atributos do produto, seu preço, a facilidade  de aquisição, de manutenção e de uso, ao longo de todo seu ciclo de vida.

Então exemplificando, uma consulta de um nutricionista tem por preço R$ 200,00. Quantidade de dinheiro.

Já o valor é a percepção que o cliente tem das vantagens oferecidas pelo produto ou serviço.  Por exemplo, uma clínica que tem um site com vários conteúdos informativos sobre alimentação, saúde, atividade física, tem vários vídeos mostrando as instalações da clínica e os tratamentos realizados,que respondeu muito rapidamente e de maneira muito profissional um email que você mandou e que teve um ótimo atendimento por telefone.

Na hora do atendimento, o consumidor está percebendo todo o esse arsenal de detalhes  que acontece dentro da clínica no momento da prestação do serviço.

Assim se  a equipe de atendimento, as instalações, os equipamentos, e a prestação do serviço de consultoria do nutricionista estiverem acima das expectativas do consumidor e o preço for justo, com certeza, o consumidor comentará POSITIVAMENTE com seus amigos nas redes sociais, dará um novo depoimento no site e indicará o nutricionista para vários outros consumidores.

Em sendo NEGATIVO a experiência desse consumidor, se prepare pois o cliente tem ao seu dispor um arsenal de guerra em suas mãos.

Então a pergunta que não quer calar: Você empresário tem um site/blog atualizado? Tem redes sociais atualizadas? Tem uma lista de email responsiva e ativa? Está presente nos buscadores(Google)?

CONCLUSÃO

Caro empresário, só ter um site bonito não significa vendas. É uma composição daqueles 4 ambientes que definirão quão sucesso você terá. Repetindo :1.motores de busca(Google, Bing, Yahoo, etc); 2.Site/blogs; 3. Mídias sociais e 4. Caixa de Emails.

Agora que você já sabe disso, coloque em prática e muito sucesso!!!

Você pode também contar com minha consultoria em que pessoalmente farei uma análise detalhada do seu público, do seu site, das suas mídias sociais e emails. Faça uma análise GRATUITA da sua presença online. Preencha o formulário no lado esquerdo de contato. Estou te esperando.

Thalles Arruda

Consultor em Marketing Digital e Expert em Vendas Online

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