Um Sitemap ou mapa do site(em bom português) é um modelo visual ou textualmente organizado de conteúdo de um site que permite aos usuários navegar pelo site para encontrar a informação que estão procurando, assim como um mapa geográfico tradicional ajuda as pessoas a encontrar lugares que elas estão procurando no mundo real. Um mapa do site é uma espécie de tabela interativa de conteúdo, no qual cada conteúdo é listado em categorias e seus seguintes itens. Claro que cada categoria e cada item desse mapa está em um link. Mapas do site, comparando com o mesmo serviço de mapas em grandes shoppings, sem eles, é possível explorar um site complexo por tentativa e erro, mas se você quiser ter a certeza de encontrar o que você está procurando,a mais forma eficiente de fazer isso é consultar um modelo dos recursos disponíveis, consultando um mapa. Se um site é pequeno e simples, um mapa do site pode ser desnecessário, assim como um mapa do layout pode não ser necessário assim como não é necessário um mapa para ajudar os clientes a encontrar o seu caminho através de pequenos centros comerciais.

Sitemap na visão do Google

sitemap para vender maisUm Sitemap é um arquivo onde você pode listar as páginas do seu site para informar ao Google e a outros motores de busca sobre a organização do conteúdo do seu site. Crawlers(robôs)  de mecanismo de pesquisa como o Googlebot leem este arquivo para rastrear de forma mais inteligente seu site.

Além disso, o mapa do site pode fornecer metadados valiosos associados com as páginas que você lista em uma mapa do site: Os metadados são informações sobre uma página da web, como, por exemplo, quando a página foi atualizada, quantas vezes a página foi alterada, bem como a importância da página em relação a outras URLs do seu site.

Você pode usar um sitemap para fornecer ao Google metadados sobre tipos específicos de conteúdo em suas páginas, incluindo vídeo, imagem e conteúdo móvel. Por exemplo, você pode dar ao Google informações sobre o conteúdo de vídeo e imagem:

   Um sitemap de um vídeo pode especificar o tempo de execução, categoria, idade e classificação adequada.

   Um sitemap de uma imagem pode incluir imagens, assunto, tipo e licença.

Preciso de um Sitemap?

Se as páginas do seu site estão devidamente linkadas, os crawlers do google geralmente podem descobrir mais do seu site. Mesmo assim, um mapa do site pode melhorar o rastreamento do seu site, especialmente quando o site atende a um dos seguintes critérios:

  • Seu site é realmente grande. Como consequência, é mais provável que os crawlers do Google ignorem o rastreamento de algumas de suas páginas novas ou recentemente atualizadas.
  • Seu site tem um grande arquivo de páginas de conteúdo que são isoladas ou não estão bem linkadas entre si. Se você tem páginas que não linkam ou não referencial para outras páginas para dentro do seu site, você pode incluí-los em um sitemap para garantir que o Google não negligencie algumas de suas páginas.
  • Seu site é novo e tem poucos links externos. Googlebot e outros crawlers rastreiam a web seguindo os links de uma página para outra. Como resultado, o Google pode não descobrir suas páginas se elas não se conectam(links) com outras páginas.
  • Seu site utiliza conteúdo de rich media,ou  é mostrado no Google News, ou usa outras anotações de sitemaps-compatíveis. Google pode levar  essa informação adicional de sitemaps em conta para a pesquisa.

Importante Informação Sobre Sitemap Segundo o Google

Usar um sitemap não garante que todos os itens do mapa do site será rastreado e indexado,pois os processos de indexação do Google contam com algoritmos complexos para agendar o rastreamento. No entanto, na maioria dos casos, o site se beneficiará de ter um mapa do site, e você nunca vai ser penalizado por ter um.

como criar seu sitemap

Como criar um Sitemap

1.Use Plugins do WordPress para construir seu Sitemap

Se você tiver um site que tenha como plataforma de CMS o WordPress, você com toda sorte, pois há diversos plugins que criam automaticamente um sitemap e atualizam caso você adicione novos artigos e novas páginas. No meu site www.thallesarruda.com.br uso o plugin Yoast SEO para criação do sitemap.

2. Use o site XML

São 4 etapas:

 

  1. Digite o URL do site completo e alguns parâmetros opcionais no formulário do site.
  2. Pressione o botão “Iniciar” e aguarde até que o site seja totalmente rastreado.
  3. Você será redirecionado para a página de detalhes do Sitemap gerado, incluindo o número de páginas, a lista de links quebrados, o conteúdo do arquivo XML e link para um arquivo Sitemap.Baixe o arquivo Sitemap usando esse link e coloque-o na pasta raiz de domínio do seu site.
  4. Vá para a sua conta no Google Webmaster e adicione seu URL mapa do site.

Conclusão sobre Sitemap

Seu site não deixará de ser indexado pelo Google se não tiver o sitemap, mas se ele tiver facilitará para o google enxergar seu site mais facilmente. Indexando mais rápido o conteúdo do site e por consequência seu público consumidor encontrar seu conteúdo/produto com mais velocidade.

Ainda tem dúvidas sobre sitemap? Deixe suas dúvidas abaixo que te ajudarei !!!

 

 

Esse conteúdo te ajudou? Você encontrou o que estava procurando? Não? Então nos ajude a melhorar nosso conteúdo. O que você está procurando?